
LOCAL:
Faculdade de Arquitetura
UFRGS
Rua Sarmento Leite, 320 /201
Porto Alegre/RS
Tel / Fax: 55 51 3308-3485
DESCRIÇÃO:
Divulgar, mediante relatos, artigos e dialogos, as experiências e relacionamentos entre Universidade, Recicladores, Ong's participantes do Grupo de Pesquisa(CNpq): 'Galpões de Triagem: arquitetura, educação e design".
É desejo avançarmos nos temas propostos para o encontro, procurando ultrapassar e reler os discursos acadêmicos tradicionais, e assim progredindo de forma ‘científica’ em nosso campo de estudos.
PROGRAMAÇÃO:
MANHÃ
8:30 as 8:45
Abertura do evento.
8:45 as 10:30
Relatos de Experiências: apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão realizados na Universidade, com o apoio de Ong’s, sobre as temáticas galpões de reciclagem, catadores e outros relacionados.
10:30 as 10:45
Pausa para café.
10:45 as 12:30
Relatos de Experiências: apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão realizados por Ong’s e universidades sobre as temáticas relacionadas aos galpões de reciclagem, catadores e outros relacionados.
ALMOÇO
12:30 as 14:00
TARDE
14:00 as 15:30
Reunião de grupos de trabalho e temáticas: envolvendo catadores , representantes dos galpões de triagem, universidades, Ong’s
15:30 as 16:30
Apresentação dos relatos dos grupos de trabalho.
16:30 as 17:00
Contribuições finais.
GRUPOS DE TRABALHO sugestões:
Pedimos sugestões para a organização de grupos de trabalho e temáticas.
Temáticas provisórias:
1. O papel da Universidade nos galpões. O papel dos galpões na universidade.
2. O preparo e despreparo da Universidade.
3. Produtivismo x não produtivismo.
4. Relações entre os parceiros: catadores, estudantes, Ong’s e professores, coordenadores.
ENVIO DE TEXTOS para publicação:
Pedimos aos convidados que enviem textos relacionados as suas pesquisas e apresentações até a data de 30 de abril de 2007, para:
amigodudu@pop.com.br ou f.fuao@terra.com.br
As imagens (preto e branco) podem ser anexadas aos textos desde que sejam imprescindíveis ao seu entendimento e desenvolvimento. Não serão aceitas imagens meramente ilustrativas.
Os participantes podem enviar mais de um texto para publicação, tendo apenas um espaço de 15 minutos para o relato de suas experiências.
Os textos deverão vir com as devidas correções ortográficas.
O texto deverá ter um mínimo de 10 e um máximo de 30 páginas (padrão A4) e serão publicados em sua integra.
COMISSÃO ORGANIZADORA:
Organização, convites e programação: Fernando Fuão e Eduardo Rocha.
Execução (equipamentos e materiais): Beatriz Dorfman, Daniela Cidade e Ângela Ungaretti.
Almoço: Giovana Santini e Gládis.
Preparação, edição e publicação do material escrito: Marcelo Kiefer, Camila Bernadelli, Fernanda Nunes Schaan, Eduardo Rocha e Fernando Fuão.
2 comentários:
Edu Rocha,
Seu post é como uma porrada na cara. Um nocaute. Em mim e na maioria dos arquitetos e de outros profissionais que ainda tem alguma esperança de uma verdadeira mudança educacional,estética,ética, social,política,etc...
Eu invejo a sua capacidade de reflexão e discernimento. Apesar de ás vezes ter sonhos perturbadores, me vendo como um mendigo, morador de rua ( não entendo muito bem as razões psicológicas desses pesadelos, se é em função do que vivi no passado em São Paulo ou se é uma preocupação com o futuro, falta de perspectiva, medo, insegurança). A verdade é que sou um acomodado, alienado e só me preocupo com o próprio umbigo. Nunca me aproximei de um mendigo, morador de rua para conversar, mas alguns já se comunicaram comigo. Com palavras ou um sorriso. Não esqueço. Uma vez tive a impressão de que eles fossem, não um anjo ultra moderno como vc falou, mas ETS disfarçados de humanos como naquele filme MIB,Homens de Preto. Não tenho muito o que falar do blog de vcs, às vezes é melhor não falar nada, assimilar as informações e agir, sem medo de falhar. Buscar pelo menos a própria mudança, pois sou o que sou e não sou totalmente feliz. Não dá para ser feliz o tempo todo nesse mundo. Não preciso colocar o endereço do blog de vcs na minha lista de favoritos, pois não dá para esquecer o título. Espero que muitas pessoas tomem conhecimento desse blog e que façam muitos comentários, provocando uma verdadeira discussão sobre a temática que vcs abordam. Este é o diferencial do blog/revista on line para a revista impressa. A possibilidade de diálogo, trocas de informações e comunicação que não seja unilateral. O desenvolvimento da inteligência coletiva, voltada para a preservação e desenvolvimento das espécies e do mundo. Parabéns! sempre que puder estarei de olho nesse blog. Um abraço. Marcos Solon Kretli da Silva.
favor ver
www.urbarquitetura.blogspot.com.br
obrigado
Postar um comentário